ESCOLA
MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
PRÉ-ESCOLAR
MUNICIPAL FADA ENCANTADA
PROJETO:
MÚSICA NA ESCOLA
Cursistas: Júlia Graciela, Deise Aparecida, Ester Alves
Clientela:
Educação Infantil e 1ª Ano do Ensino Fundamental
Área
do Conhecimento: Língua Portuguesa- Alfabetização
Justificativa:
A
presença da música na educação dos alunos é de fundamental
importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino.
Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas
crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a
criatividade e a auto-estima.
Portanto,
a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos
e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos
esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a
aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
Objetivos:
- Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
Específicos:
- Motivar e integrar as crianças através da música;
- Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
- Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
- Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
- Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
- Incentivar a partir da música, a produção textual.
Estrutura
Programática
Conteúdos
conceituais: cantigas de roda
Conteúdos
procedimentais: trabalhar com cantigas onde os alunos vão unir
as palavras para montar as cantigas de roda: as letras das músicas
mostram o sentido e a função da escrita.
Conteúdos
atitudinais: o projeto possibilita com que os alunos realizem um
trabalho coletivo, onde todos estejam envolvidos, provocando
situações em que os alunos se ajudem mutuamente no processo de
aprendizagem e incentivando a participação.
Procedimentos
metodológicos:
Através
das cantigas de roda, muito requisitadas nas horas das brincadeiras.
"A
Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras
linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo
de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a
capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao
processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
Trabalhar
com as letras das cantigas. As letras serão copiadas em cartolina e
afixadas na parede para que todos se familiarizem com o texto.
Os
alunos já alfabetizados reescrevem as cantigas. Enquanto isso, os
outros poderão executar diversas atividades como ordenar tiras de
papel com versos, palavras e letras, marcar palavras que já conhecem
ou sílabas que reconhecem. Essas atividades dependerão das
hipóteses em que as crianças se encontrem.
A
turma ainda pode fazer exercícios de rimas, separando termos da
frase, completar e ordenar versos e palavras. Ultrapassada essa fase,
fazer o livro onde o aluno escreve e ilustra uma cantiga.
Recursos:
- Cartazes;
- Aparelho de som;
- Notebook
- Microfone
- Data show
Avaliação:
Observar
se através dessa atividade os alunos avançam no estabelecimento de
relações entre o escrito e oral, e se obtiveram avanços na
interpretação de textos, bem como nas habilidades gerais de leitura
e escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário