terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Música

ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
PRÉ-ESCOLAR MUNICIPAL FADA ENCANTADA
PROJETO: MÚSICA NA ESCOLA
Cursistas: Júlia Graciela, Deise Aparecida, Ester Alves
Clientela: Educação Infantil e 1ª Ano do Ensino Fundamental
Área do Conhecimento: Língua Portuguesa- Alfabetização
Justificativa:
A presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.
Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
Objetivos:
  •    Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
Específicos:
  • Motivar e integrar as crianças através da música;
  • Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
  • Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
  • Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
  • Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
  • Incentivar a partir da música, a produção textual.

Estrutura Programática
Conteúdos conceituais: cantigas de roda
Conteúdos procedimentais: trabalhar com cantigas onde os alunos vão unir as palavras para montar as cantigas de roda: as letras das músicas mostram o sentido e a função da escrita.
Conteúdos atitudinais: o projeto possibilita com que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde todos estejam envolvidos, provocando situações em que os alunos se ajudem mutuamente no processo de aprendizagem e incentivando a participação.
Procedimentos metodológicos:
Através das cantigas de roda, muito requisitadas nas horas das brincadeiras.
"A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
Trabalhar com as letras das cantigas. As letras serão copiadas em cartolina e afixadas na parede para que todos se familiarizem com o texto.
Os alunos já alfabetizados reescrevem as cantigas. Enquanto isso, os outros poderão executar diversas atividades como ordenar tiras de papel com versos, palavras e letras, marcar palavras que já conhecem ou sílabas que reconhecem. Essas atividades dependerão das hipóteses em que as crianças se encontrem.
A turma ainda pode fazer exercícios de rimas, separando termos da frase, completar e ordenar versos e palavras. Ultrapassada essa fase, fazer o livro onde o aluno escreve e ilustra uma cantiga.
Recursos:
  • Cartazes;
  • Aparelho de som;
  • Notebook
  • Microfone
  • Data show
Avaliação:
Observar se através dessa atividade os alunos avançam no estabelecimento de relações entre o escrito e oral, e se obtiveram avanços na interpretação de textos, bem como nas habilidades gerais de leitura e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário